6 termos que todo empreendedor deve conhecer

Blog

Empreender é o sonho de muitas pessoas, porém ser um empreendedor não é nada fácil, administrar uma empresa às vezes pode ser cansativo, e não importa se você tem um negócio de pequeno, médio ou grande porte, para administrá-lo é necessário ter muita paciência. 

Estar por dentro das principais tendências, ficar por dentro do que está acontecendo no mercado são tópicos essenciais para ser um empreendedor de sucesso. Um empreendedor deve saber identificar problemas, necessidades ou oportunidades, além de abraçar aquela problemática com uma solução inovadora. 

Existem também alguns termos que todo empreendedor deve conhecer, são eles: 

Benchmarking: É a prática de analisar os negócios dos seus concorrentes para assim apontar diferenças e aprender sobre novas tendências, isso tudo para trazer melhorias para o seu empreendimento. 

Capital de Giro: É a quantia que um negócio precisa para continuar com as suas operações em dia. Um capital de giro negativo significa que a empresa está gastando mais do que está recebendo, e o capital de giro positivo é o oposto, quando a empresa está recebendo mais do que gasta, o que significa que ela está lucrando. 

KPI: É uma frase em inglês, que significa Key Performance Indicator, que traduzida para o português significa Indicador Chave de Performance. O KPI é uma maneira de medir se os objetivos da empresa estão sendo alcançados, e podem ser medidos por diversas métricas como leads, tráfego, taxa de conversão, número de assinantes de newsletter, entre outros. 

CRM: Uma sigla em inglês que significa “Customer Relationship Management”, em português “Administração de Relacionamento com Consumidores”. O CRM além de ser um sistema para registro e administração de consumidores é também um conjunto de práticas para relacionamento com o consumidor, para gerar proximidade e fidelidade do cliente para com a marca. 

Networking: É toda rede de relacionamentos da empresa. Um empreendedor deve sempre manter relações harmoniosas com fornecedores, empresas do mesmo ramo e possíveis investidores. 

Compliance: Significa basicamente cumprir com todas as regras, é estar sempre de acordo e dentro dos regulamentos, obrigações legais e diretrizes de atuação do seu negócio. 

Três exemplos de perfis de empreendedores

Nada nesse mundo é igual, principalmente as pessoas, por mais que existam pessoas parecidas no jeito de falar, de andar, de pensar ou na aparência, ninguém é 100% igual, sempre terá alguma coisa que diferencia uma pessoa da outra. 

Dentro do mundo do empreendedorismo existem alguns tipos de empreendedores, e vamos falar sobre três deles a seguir. 

1 – Empreendedor Executivo: Esse tipo de perfil é aquele que coloca a mão na massa na execução das ações da empresa, mesmo sendo o próprio dono. 

2 – Empreendedor Gestor: Esse tipo de empreendedor é aquele profissional que gosta de ter uma visão ampla do seu negócio, ele planeja os próximos passos com base nos dados coletados, e quer estar próximo de todos os funcionários para mantê-los animados e engajados com o trabalho.  

3 – Empreendedor Criativo: Este perfil é mais voltado para aquele profissional que vê ideias de negócio em todo o lado, como, por exemplo, nas atividades que executa diariamente, podemos dizer que os empreendedores criativos trabalham com inovação, pois a ideia básica é trazer uma maneira diferente de fazer as coisas, com muita criatividade.  

Como vimos no decorrer deste artigo, ser um empreendedor é algo mágico, existem termos que somente eles conhecem, existem algumas ideias que somente eles têm, e cada um tem seu jeito único, o que faz cada empresa ser única também. 

Siga Nos nas redes Sociais